Ada Rocha

Professora Associada com agregação na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Licenciada em Ciências da Nutrição (LCN) pela FCNAUP (Nutricionista). Doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Diretora do Mestrado em Alimentação Coletiva (MAC). Integra comissão científica do Programa Doutoral em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição da FCNAUP/ FCUP. Coordenadora do protocolo entre a FCNAUP e a Câmara Municipal do Porto na supervisão do fornecimento de refeições escolares. Consultora como Nutricionista da Misericórdia – Obra da Figueira.

Alexandra Lima

Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Pós graduação em Cuidados Continuados e Paliativos. Nutricoach. Autora do livro “Aprender a Cozinhar com as Cores”. Nutricionista da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Ana Monteiro

Professora Catedrática do Departamento de Geografia da Universidade do Porto, membro e investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), colaboradora do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) e membro do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). É licenciada em geografia, pós-graduada em Avaliação de Impacte Ambiental pela Universidade de Aberdeen (Reino Unido) e em geografia física pela Universidade do Porto. Doutorou-se em geografia física na Universidade do Porto em 1993 onde fez também a agregação em 2004. É Auditora de Defesa Nacional desde 2001.

António Jorge Costa

Licenciado em Gestão e Administração Pública (Universidade Técnica de Lisboa) e Doutorado (Ph.D.) em Planeamento Estratégico em Turismo e Hotelaria (Universidade de Surrey). Fundador e Presidente do IPDT – Instituto de Turismo, é Global Trends Editor da revista académica Worldwide Hospitality and Tourism Themes (WHATT) e Membro do Barómetro da Organização Mundial de Turismo (OMT). Foi consultor do Banco Mundial e da OMT, Pró-reitor Académico e Professor de Gestão Estratégica na Universidade Fernando Pessoa (Porto) e membro do Conselho Sectorial de Educação e Formação Profissional do Turismo e do Conselho Estratégico da Associação da Hotelaria de Portugal. Foi, ainda, Editor Regional do International Journal of Contemporary Hospitality Management (IJCHM) e membro da Academy of Management (Nova York).

Belmira Neto

Professora Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Doutorada em Ciências do Ambiente pela Universidade de Wageningen nos Países Baixos. Coordenadora, na União Europeia, do estudo técnico-científico para revisão dos critérios ambientais a usar nas aquisições de produtos alimentares e serviços de catering por entidades públicas. Desenvolve investigação na temática da sustentabilidade ambiental e é responsável, na Universidade do Porto, pela Unidade Curricular de Sustentabilidade da Produção e Consumo Alimentar.

Helena Real

Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Mestre em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, em frequência na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição. Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição. Docente convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.

Isabel Luís

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro. Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Consultora e Formadora na área de Gestão Ambiental, com experiência em diferentes ramos de atividade (industrial e serviços).

João Castro Ferreira

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (FCT-UFP). Licenciado em Arquitectura pela FAUP, Mestre em Construção de Edifícios pela FEUP, Doutorado em Arquitectura pela FAUP. Integra o Conselho Pedagógico da FCT-UFP. É gerente e responsável técnico da empresa João Castro Ferreira, arquitectos, Lda.

Maria João Gregório

Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição e Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. Coordenadora da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável. Representante de Portugal no High Level Group on Nutrition and Physical Activity da Comissão Europeia. Coordenadora da WHO European Action Network on Reducing Marketing Pressure on Children. É também investigadora da Unidade de Investigação EpiDoC (Epidemiology of Chronic Diseases) do CEDOC da NOVA Medical School. As áreas de interesse de investigação são: políticas de alimentação e nutrição, desigualdades sociais no acesso a uma alimentação adequada, epidemiologia nutricional e promoção da saúde.

Mariana Carvalho

Licenciada em Turismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro e aluna de Doutoramento nesta universidade. No contexto profissional, tem integrado projetos de investigação e aplicação, assim como equipas de trabalho de âmbito académico na área de Turismo. Encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento que tem como questão central de investigação a relevância da co-criação em experiências gastronómicas, enquanto impulsionadora da competitividade de destinos. Presentemente, assume funções de docência como Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

Manuel de Sousa Aroso

Docente Convidado da Universidade do Porto (FEUP/MIET e FCNAUP/MAC), Gestor. Licenciado e Mestre em Engenharia Civil pela FEUP,  Pós-graduado em “Gestão da inovação” (TecMinho) e em “Ética e Responsabilidade social” (UCLM/Spain) e em “Negociação” (ESADE). Master em “Administração de empresas” (IEP/CCN-Barcelona), MBA em Engenharia Comercial e Gestão (ESADE). Consultor em diversos projetos nacionais e internacionais, nas áreas da ética e sustentabilidade.

Paulo Magalhães

Jurista e investigador do CIJE- Centro de Investigação Jurídico-Económica, da Universidade do Porto, onde se encontra atualmente a realizar um Pos-Doutoramento. É doutorado em Ecologia-Humana pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2007, publicou “O Condomínio da Terra: das Alterações Climáticas a uma Nova Conceção Jurídica do Planeta”. Em 2016 é Co-editor do SOS Treaty – The Safe Operating Space Treaty: A New Approach to Managing Our Use of the Earth System.  É o Diretor-Geral da Casa Comum da Humanidade, uma Associação Internacional sedeada na Universidade do Porto e que propõe uma nova construção jurídica global baseada nos novos conhecimentos sobre o funcionamento do Sistema Terrestre. É conselheiro do CNADS – Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Paulo Farinha-Marques 

Arquiteto Paisagista e professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Formou-se em Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa (1988) e doutorou-se em Arquitetura Paisagista na Faculty of Architectural Studies Universidade de Sheffield, UK (1999). As suas áreas principais de interesse são a organização e o desenho de espaços exteriores dominados por elementos naturais, integrando e articulando as dimensões ecológicas, sociais e estéticas.   Combinando a docência com a prática profissional, tem publicado sobre projetos de parques e jardins, estrutura verde e biodiversidade urbana, desenvolvendo sempre projetos de arquitetura paisagista no âmbito dos espaços exteriores de acesso público. Atualmente participa na gestão de uma paisagem intrincada, complexa e diversa: o Jardim Botânico da Universidade do Porto.

Phil Lonsdale

Customer Solutions Executive at Gousto. Advisory Board member, Westside Water Resources. Head of Business Development at Cycle Farms. MSc Sustainability, Alternative Models, and Social Innovation, HEC Paris. Co-founder and President, Far Out West Garden.

 

Sara Moreno Pires

Investigadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro e Docente Convidada do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA desde 2016. É doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (Universidade de Aveiro), Mestre em Desenvolvimento e Planeamento (University College London, Reino Unido) e Licenciada em Economia (Universidade de Coimbra). É a coordenadora científica do projeto da “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, desenvolvido na Universidade de Aveiro, em parceria com a Global Footprint Network, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e os municípios de Almada, Bragança, Castelo Branco, Guimarães, Lagoa e Vila Nova de Gaia. Tem centrado a sua investigação nas políticas de desenvolvimento sustentável e no papel dos indicadores de sustentabilidade na governação local, com vários artigos científicos publicados na área do desenvolvimento sustentável.